Seja Bem - Vindo!

Este blog pretende ser um portfolio digital no qual constarão pesquisas, comentários, registros, opiniões, links ... , enfim, ferramentas para a elaboração da monografia da Pós-Graduação em Metodologia da Pesquisa de Língua Inglesa.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Blogs no jornal!

Os blogs não mudaram para o jornal, ainda continuam virtuais. Mas estão chamando a atenção da mídia escrita. Isso é o que está acontecendo como o nosso projeto "Aprendendo Inglês na Internet", querem saber como funciona, como começou, qual a intenção, quem está envolvido e blá, blá, blá... Não conto o segredo de jeito algum! Se bem que não há muitos segredos, basta vivenciar o contexto de aprendizagem e interação que as mídias eletrônicas proporcionam.
Os blogs estão se tornando espaços indispensáveis para que as interações "entre pessoas" ocorram. Quem cria um blog, em pouco tempo estará conectado a outros blogs e, assim, as comunidades virtuais vão se formando e interligando pessoas que têm interesses em comum.
No nosso caso, o objetivo é interagir e aprender inglês mediante situações reais de uso da linguagem. E, desse modo, construir o conhecimento lingüístico de LI de forma colaborativa, buscando em parceiros mais capazes a ajuda necessária para favorecer a aprendizagem.
As interações mútuas que ocorrem através dos blogs coletivos e individuais, permitem que os aprendizes construam o conhecimento socialmente, com a ajuda de um par mais capaz (professor, colegas de aula, amigos virtuais, alunos de escolas brasileiras ou estarngeiras).
Para estabelecer interações virtuais, os aprendizes precisam aprender a língua e assim se comunicar com outras pessoas, sejam elas falantes nativas da língua inglesa ou não. Quando interagimos é importante que o outro entenda a nossa fala e, por isso, dizemos que a aprendizagem acontece pela necessidade e pelo uso da língua.
A criança aprende uma língua porque está inserida em um contexto social e cultural que é mediado pela linguagem. O aprendiz interage e constrói conhecimentos a partir da linguagem socialmente compartilhada entre os pares.
INTERAÇÃO VIRTUAL - Linguagem - CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
DESENVOLVIMENTO

Consequentemente, não sou mais o Garfield com ponto de interrogação!


Nenhum comentário: